segunda-feira, 1 de outubro de 2007

João Gonçalves - (1977)

João Gonçalves (João Gonçalves)
Uma carreira de 32 anos, doze discos de vinil, quatro CD's na praça e mais de mil músicas gravadas sintetizam um pouco da carreira artística do compositor e cantor, João Gonçalves - O rei do duplo sentido.

Ele já foi chamado "cantor do minhocão" por causa da grande repercussão, em nível nacional, da música "Pescaria em Boqueirão" e "rei do duplo sentido", uma referência às letras que compõe para os seus discos e para os forrozeiros que cantam suas músicas.

Mas antes de ser cantor, ele era compositor. A carreira começou em 1970, quando Joacir Batista, Messias Holanda, Genival Lacerda e Trio Nordestino despertaram para o grande talento do compositor. Nesta época, um dos grandes sucessos de Genival Lacerda - "Severina xique-xique", letra de João Gonçalves, estourou em todo o país, enfatizando a sua característica do duplo sentido.
Em 1976, João Gonçalves decidiu começar a cantar, mas manteve suas composições para o também "rei da muganga" - Genival Lacerda. Outros sucessos vieram nas músicas "Mate o véio" e "Galeguinha do zoi azú".

Dominguinhos não ficou de fora e conseguiu gravar duas músicas que vieram a ter uma boa repercussão, como "Um lugar ao sol" e "A verdade dói".


Amazan gravou "Picolé", Biliu de Campina fez sucesso com outras composições, o Trio Danado de Bom, que está lançando novo CD com 10 faixas de João Gonçalves e o forrozeiro Ton Oliveira, que no disco que está lançando, a música estourada nas rádios "Locadora de mulher" é de autoria de João Gonçalves.


João Gonçalves - (1977) Tapecar

01 - A filha de Tomaz (João Gonçalves)
02 - Dona Bela (João Gonçalves)
03 - Obrigado senhora (João Gonçalves)
04 - Maratona na lagoa (João Gonçalves)
05 - Não use o polegar (João Gonçalves)
06 - A vida é bela (João Gonçalves)
07 - Trambique da butique (João Gonçalves)
08 - Bom pescador (João Gonçalves)
09 - Pense no futuro (João Gonçalves)
10 - Vizinha fofoqueira (João Gonçalves)
11 - Campina de outrora (João Gonçalves)
12 - Querem te ver (João Gonçalves)

Nenhum comentário: