sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Cego Oliveira - Coleção "Memória do Povo Cearense" volume II - 1999

José Oliveira. Compositor. Instrumentista. Tocador de rabeca. Cantador. Nasceu cego e em 1929 teve o primeiro contato com a rabeca, ao receber de um tio um desses instrumentos. Aprendeu a tocar por conta própria. Aprendeu a decorar os versos das cantorias com a ajuda de um irmão quer lia para ele os versos dos romances. Depois de ter se apresentado em muitos reisados, aprendeu a tocar pífano passando a apresentar-se em feiras tocando esse instrumento.

Tocou em feiras, casamentos, batizados, aniversários e festas de santos. Apresentou-se em Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, chegando a apresentar-se em alguns programas de televisão. Considerado um dos principais nomes da arte da cantoria do Ceará. Em 1999, o volume II da coleção "Memória do Povo Cearense", apresentou o CD "Cego Oliveira" com 22 composições onde se apresenta o mestre cearense, entre as quais, "Sereno de amor", "Baixio verde", "Um liforme pra vestir", "São José também chorou" e "A vida do Padre Cícero" todas de sua autoria, além de "Na porta dos cabarés", de Antônio Lídio Faustino.

Baixe aqui:- download

4 comentários:

A RABECA disse...

Há muitos anos aprecio o toque e o canto do CEGO OLIVEIRA e de tantos grandes artistas anônimos do nosso país. Por isso mesmo, a maioria do povo não os conhece.Infelizmente essas raridades a gente não encontra com facilidade. Não faz parte da mídia forçada das grandes rádios e tvs globalizantes e alienantes.
Se houver condição, gostaria de adquirir os CDS do CEGO OLIVEIRA e outros mais que possam estar disponibilizados em algum site que vocês conheçam. Para resposta, meu e-maio é joaofborgesdf@gmail.com
Um abraço e obrigado.

A RABECA disse...

Se não valorizarmos a nossa cultura, os outros paises tomam conta dela e até a patenteia para si, como se deles fosse.
Vamos ficar atentos.

Unknown disse...

Prezado, como consigo o CD do Cego Oliveira?

Grato, boa noite,

Laércio Queiroz

mulheresderepente@yahoo.com.br

Unknown disse...

Prezado, como consigo o CD do Cego Oliveira?

Grato, boa noite,

Laércio Queiroz

mulheresderepente@yahoo.com.br