Nascido em Monteiro (sertão da Paraíba), teve o primeiro contato com a música pop aos 20 anos - antes vivia imerso no mundo dos cantadores e repentistas do interior do Nordeste. Em João Pessoa, nos anos 80, começou a compor, influenciado pela geração de autores puxada por Chico César (com quem chegou a trabalhar). Em 1990, muda-se para o Rio, onde dedicou-se a projetos de alfabetização e formou a banda Totonho & Os Cabra (em 1996), inicialmente ligada às raízes nordestinas. Em 2001 lança seu primeiro álbum, Totonho & Os Cabra, com uma mistura radical entre a tradição da canção nordestina e influências da moderna música eletrônica.
Totonho desossa a tradição nordestina e obtém resultados interessantes em várias faixas. Soa desconstruído e esparso em Segura a Cabra/Romualdo e Zé Resteu (Medley); lança mão de cavaquinho e beats sampleados, colados com a metaleira do Funk Como Le Gusta em Tudo Pra Ser Feliz (que também demonstra um bom letrista); e capricha no groove, filtrado com sutileza, o que cai bem em Musicacubana. Ao recuperar o canto galopante/falado dos repentistas, ataca de forró + eletrônica (Drum'n'bass na Feira) e electro-funk caatingueiro (Babaovomidi). E chega até - no momento mais radical - a misturar hardcore, techno e frevo em Zélimeiriana. Tudo isso fica, em vários momentos, à beira da indigestão. Mas o paraibano acerta ao optar pelo excesso (e não pela escassez) de idéias.
Em meio a tantas referências quase desconexas, Totonho também espanta pelo caminho inverso, o da simplicidade. Ele revela-se um melodista capaz de belas surpresas: Nhém Nhém Nhém, com arranjo mais ortodoxo, é um achado de balanço suave; assim como a lírica Glaciais, só teve a ganhar com sua instrumentação econômica e delicada. Há também espaço para a harmonia manhosa de A Vítima, onde mais uma vez é possível ouvir a influência de Lenine. [fonte]
download Totonho e os cabras [2001]
faixas:
1 Cabra Pentium (Totonho - Toti)
2 Segura a cabra (Cecéu - Graça Góes)• Romualdo e Zé Resteu (Totonho)
3 A vítima (Totonho - Toni Monteiro)
4 Tudo pra ser feliz (Totonho - Toni Monteiro)
5 A rainha (Totonho - Toni Monteiro)
6 Nhém nhém nhém (Totonho)
7 Glaciais (Totonho - Toni Monteiro)
8 Musicacubana (Totonho - Toni Monteiro)
9 Drum & bass na feira (Totonho - Toti)
10 Nhém nhém nhém (Reprise) (Totonho)
11 Babaovomidi (Totonho)
12 Zelimeriana (Totonho - Toni Monteiro)
13 Fax para cartomante (Totonho)
14 O vaqueiro (Totonho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário