segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Lula Queiroga - Azul Invisível Vermelho Cruel (2004)

Azul invisível, vermelho cruel (2004) é um destes discos que não tinha prazo de entrega e que quando as pessoas foram começar sua produção, perceberam que já estavam trabalhando nele há meses. Em azul invisível, vermelho cruel (2004), assim como em Aboiando a vaca mecânica (2000), Lula Queiroga aplica sua receita pessoal de cinema, literatura e canção urbana. Música dramatúrgica: cada efeito não vem apenas para contribuir com a harmonia de um acorde ou para marcar uma cadência, mas entra como parte da trilha sonora de uma história que está acontecendo. É uma peça de artesanato high-tech, resultado de uma atividade tão “em família” quanto um disco da Banda de Pífanos de Caruaru.

O grupo responsável pela obra é o mesmo dos shows: os irmãos Tostão (bateria) e Lucky Luciano (baixo), o guitarrista Lulu Oliveira, o tecladista Fabrício, os percussionistas Mr. Jam e Luca dos Prazeres. Entre os convidados, parceiros e participações especiais, os habituais suspeitos: Lenine, Pedro Luís, Arnaldo Antunes, Lirinha, Silvério Pessoa, Junio Barreto, Felipe Falcão, Bráulio Tavares, Roger de Renor, Bicudo, Zezão Nóbrega, Zé Brown, Eduardo (A Roda), Clarice Lispector e George W. Bush.

A musicalidade de Lula é feita de planos superpostos, como as camadas de uma imagem criada em Photoshop. As células rítmicas sendo redirecionadas pelo timbre das guitarras. A precisão das imagens sensoriais. Os saltos verbais entre o lirismo sofisticado e a navalha-verbal da esperteza urbana. As sonoridades eletrônicas colorindo de emoção um verso como se fossem uns ângulos de câmera. As vozes dos convidados e parceiros abrindo escotilhas para revelar a presença desse submarino contíguo e emparelhado. Fora de Pernambuco, ele ainda é para muita gente “o parceiro de Lenine” em algumas dezenas de canções memoráveis, mas até mesmo por serem tão memoráveis ninguém chega a saber quem fez o quê. É como aquelas paredes de pedras dos incas, onde não se consegue enfiar uma lâmina entre duas pedras, porque parecem uma só. A cumplicidade criativa entre Lula e Lenine faz com que seus talentos se misturem como café com leite, mas, por menos desmisturável que seja o produto final, café tem gosto de café e leite é leite.

Lula Queiroga é um autor de graphic novels que virou músico, ou melhor, é um cantor de rock que largou tudo e foi dirigir curtas-metragens, ou melhor, é um diretor de teatro experimental que se exprime através de poesias, ou melhor, é um cronista de jornal diário cujos CDs estão entre os trabalhos mais independentes e pessoais que Pernambuco tem produzido – o que não é pouco.

Por Bráulio Tavares
(edição: Caroline Monteiro)

CONTATO
LUNI PRODUÇÕES | Caroline Monteiro
55 81 9959.3220 | 3441.1241
producao_lulaqueiroga@yahoo.com.br
atendimento@luni.com.br
[fonte]

Baixe aqui: download Lula Queiroga - Azul Invisível Vermelho Cruel (2004)

Faixas:
01. Discovery (Lula Queiroga)
02. O Mistério do Fundo do Olho (Lula Queiroga, Lucky Luciano e Lulu Oliveira)
03. Atirador (Lula Queiroga)
04. Nosso Plano (Chuva de Cem) (Lula Queiroga e Felipe Falcão)
05. A Telefonista na Floresta Predial (Lula Queiroga)
06. Pobretown (Lula Queiroga e Lucky Luciano)
07. Acende pra Mim (Lula Queiroga)
08. Sentimental (Lula Queiroga, Lenine e Arnaldo Antunes)
Vinheta - A Santa de Santana
09. Conceição dos Coqueiros (Lula Queiroga, Bicudo e Lulu Oliveira)
10. Morbidance (Lula Queiroga, Lucky Luciano e Felipe Falcão)
11. Olhando o Movimento (Lula Queiroga)
12. Gruda (Lula Queiroga e Lucky Luciano)
13. Duvidez (Lula Queiroga, Tostão Queiroga, Lucky Luciano e Lulu Oliveira)
14. Loa da Lagoa (A Volta do Assum Preto) (Lula Queiroga, Mr Jam e Lulu Oliveira)

Produção: Lula Queiroga, Lulu Oliveira Léo Dim e Tostão Queiroga
Músicos: Jr. Areia, Lulu Oliveira, Lucky Luciano, Fabrício (O Fabra), Tostão Queiroga, Lucas dos Prazeres, Mr Jam, Aluisio Maluf, Wilson Farias, Lenine, Zé Brown, Léo Dim, Pupilo, Pedro Luís, Moema Macedo, Aleandro Sobreiro, Elias Paulino, Caca Barreto, Roger de Renor, Eduardo (A Roda), Lirinha, Fred Andrade, Spock, Silvério Pessoa, Zezão Nóbrega, Bráulio Tavares, Felipe Machado e Nena Queiroga
2004
Luni Produções

Nenhum comentário: