segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Lenine - O dia em que faremos contato [1997]

Cantor, compositor, arranjador, músico e produtor. Poucos artistas reúnem talento em tantas atividades. Já no começo dos anos 80, o público, perplexo, via Lenine e seus companheiros invadindo o palco com bumbos rústicos, entoando tradicionais maracatus pernambucanos com uma linguagem pop e equilibrando os acentos regionais de sua música. Cerca de 15 anos ainda se passariam até que o gênero fosse aceito em âmbito nacional e Recife (PE) fosse vista como um novo pólo de criação musical no Brasil.

Aos 17 anos, em sua Recife natal, Oswaldo Lenine Macedo Pimentel montou com um amigo a loja de discos Wave, para estar mais perto dos desejados LPs importados. Só então ele despertaria para a música brasileira. Dois anos depois, foi acompanhar o nascimento de seu primeiro filho, no Rio de Janeiro (RJ), onde pretendia passar um ou dois anos, mas foi ficando, ficando... Inscreveu-se no festival MPB Shell 81 com a música “Prova de fogo”, de sua autoria. No ano seguinte, gravou seu primeiro disco, “Baque solto”, em parceria com Lula Queiroga. Em 1993, em dupla com Marcos Suzano, lançou o segundo LP, “Olho de peixe”. Quando viu, já tinha adotado o Rio.

Nesse tempo, Lenine se revelou um compositor de mão cheia. Hoje, mais de 500 músicas levam sua assinatura, sendo que cerca de cem delas já foram gravadas por ele ou outros artistas. Esta rica obra inclui até mesmo oito sambas-enredo campeões do carnaval de rua carioca.

Em 1997, Lenine lançou seu primeiro disco solo, “O dia em que faremos contato”, considerado um marco da MPB por unir acústica, tecnologia eletrônica, raízes regionais e linguagem pop internacional para dar novos rumos à música brasileira. O CD lhe rendeu dois prêmios Sharp.

Baixe aqui: download Lenine - O dia em que faremos contato [1997]

1 A ponte
(Lula Queiroga - Lenine)
2 Hoje eu quero sair só
(Mu Chebabi - Caxa Aragão - Lenine)
3 Candeeiro encantado
(Paulo César Pinheiro - Lenine)
4 Etnia caduca
(Lenine)
5 Distante demais
(Dudu Falcão - Lenine)
6 O dia em que faremos contato
(Bráulio Tavares - Lenine)
7 A balada do cachorro louco
(Chico Neves - Lula Queiroga - Lenine)
8 Aboio avoado
(Zé Rocha)
9 Dois olhos negros
(Lula Queiroga)
10 O Marco Marciano
(Bráulio Tavares - Lenine)
11 Que baque é esse?
(Lenine)
12 Pernambuco para o mundo
• Voltei Recife (Luiz Bandeira)
• Frevo ciranda (Capiba)
• Sol e chuva (Alceu Valença)
• Rios, pontes e overdrives (Chico Science-Fred Zero Quatro)
13 Bundalelê
(Bráulio Tavares - Lenine)
14 Mote do avião
(Pedro Osmar)

Nenhum comentário: