sábado, 25 de agosto de 2007

Bau dos 8 Baixos


Sebastião, sanfoneiro nascido em Caruaru, conhecido como Bau dos 8 Baixos gravou seu 6º disco pelo selo Som da Gente.
O disco Bucho com Bucho, foi gravado por recomendação de Luiz Gonzaga, que era amigo pessoal de Walter Santos, dono do selo Som da Gente.
Foi um disco que tratava, rigorosamente de gêneros populares da região nordeste,ligados à dança: xotes, forrós, arrasta-pés, pés-de-serra e correlatos.
A gravadora preservou, na gravação, a simplicidade da música de Bau,não adicionando efeitos para abrir o som do acordeom,

Bau dos Oito Baixos (Sebastião Moraes)
n.1939 Caruaru, PE
m.2002 Caruaru, PE


Considerado por muitos como um mestre da sanfona de oito baixos. Percorreu o Brasil durante 20 anos tocando na caravana de Ivan Bulhões.
Iniciou a carreira tocando em bailes e festas do interior pernambucano. Em 1975, lançou o LP "Ai que saudade da mulesta", seu primeiro disco cuja música título foi também interpretada por Abdias dos Oito Baixos.
Gravou ainda mais seis LPs e um CD que reuniu 18 das setenta e poucas músicas gravadas por ele ao longo da carreira.
Em 2001, fez suas últimas apresentações ao vivo em cidades nordestinas, durante as festas de São João.
Instrumentista. Sanfoneiro.

Começou a se interessar pela sanfona por volta dos 18 anos. Em 1960, quando se casou, ganhou do pai uma sanfona de oito baixos como presente.
Teve uma vida difícil e no final da vida teve que receber ajuda dos amigos para sobreviver falecendo de cirrose em março de 2002.[fonte]

_______

Sanfona de baixos: sanfona menor, sem teclado e com um número resumido de baixos, não imagina quão difícil é conseguir tocar uma música naquele instrumento. Quem conhece as dificuldades da sanfona de oito baixos raramente se dispõem a aprender, pois é necessário muita dedicação.
_______

A sanfona de oito baixos tem menos recursos do que o acordeon, mas essas limitações se tornam vantagens. Cada botão controla duas notas: uma se faz com o fole abrindo, a outra com o fole fechando. O tocador tem que controlar bem o fole usando o abafador, o botão que permite que o fole se abra sem fazer um som. O fato de que cada botão controla duas notas significa que há mais notas no alcance da mão direita. Uma vez que o tocador se acostuma a essa diferença, fica mais fácil tocar temas complicados.

Mas há ainda outras características: as mudanças do sentido do fole criam um novo patamar de ritmo. A sanfona grande usa o fole também para fazer ritmo, de vez em quando, mas no oito baixos isto é embutido. O repertório é amplo, mais instrumental que vocal, com o fole no papel de solista em vez de acompanhante.

O fole de oito baixos parece mais simples do que a sanfona grande, mas não é e ao mesmo tempo, paradoxalmente, é um instrumento de repertório altamente sofisticado e erudito: chorinho, tango, valsas, peças de Ernesto Nazareth, músicas tão difíceis como qualquer mazurka de Chopin, que os tocadores ou compõem eles mesmos, ou aprendem de ouvido.

Quem chama a sanfona de oito baixos de acordeon diatônico não sabe o que está falando. Ela toca em todos os tons, porque tem todas as 12 notas da escala cromática.
"John Murphy" (pesquisador americano especializado em etnomusicologia, ciência que estuda a música a partir da antropologia cultural)

Bau de 8 Baixos - acordeon de 8 baixos
Waldir Rodrigues - guitarra e violão
Marquinhos - guitarra
Magrão - contra baixo
Castanheiro - zabumba
Juraci - triângulo
Rato Branco - Afoxé
Chapeta - agogõ

Produção Artística - Oswaldinho

download Bau dos 8 Baixos - Bucho com Bucho (1982)

Bau dos 8 Baixos -1982- Bucho com bucho
1982 Som da Gente SDG-011/82

Faixas:
01 - Bucho com bucho (Bau - Coronel Caruá)
02 - O galinho da menina (Cicero da Zabumba-Ivan Bulhões)
03 - Saudade do meu pai (Bau - Cândido)
04 - Viajando pelo norte (Bau - Rato Branco)
05 - Forró em arco verde (Bau)
06 - Revivendo o passado (Bau - Oswaldinho)
07 - Sabiá da laranjeira (Bibio do Acordion - Castanheiro)
08 - Que saudade da mulher (Bau - Onildo Almeida)
09 - Quadrilhando (Agenor Farias)
10 - O vento traz (Genésio Guedes)
11 - Menina de caratinga (Genésio Guedes)
12 - Feito na hora (Bau - Reginaldo Lins)

Nenhum comentário: