sábado, 13 de outubro de 2007

Banda Black Rio - Rebirth (2002)


Sempre que jornalistas e críticos musicais tupiniquins resolvem fazer as famosas "Discotecas Básicas" da vida do cancioneiro popular brasileiro, há sempre um álbum que é "batata" figurar entre os escolhidos: Maria Fumaça, lançado em 1976, e que - se não teve na época o devido reconhecimento - com o tempo, fincou seu espaço entre as obras que revolucionaram de alguma maneira a MPB. A história é a seguinte: No Rio de Janeiro na primeira metade da década de 70, mais precisamente na Zona Norte, o movimento Black Rio se estabeleceu (o nome em inglês buscava fundir as línguas) e fazia pessoas influenciadas pelo "Civil Rights Activism" norte-americano, freqüentarem sem parar os bailes de fins de semana.

Tendo em vista a repercussão dessa turma, a gravadora Warner, recém estabelecida no Brasil, resolveu lançar uma banda que fosse a pioneira desse movimento - e também fosse um contraponto a Motown. Para isso, convocou Oberdan Magalhães, saxofonista conhecido ligado a grandes nomes do samba. Junto de amigos como o trompetista Barrosinho, o trombonista Lúcio, o guitarrista Cláudio Stevenson, o baixista Jamil Joanes, o pianista Cristóvão Bastos e o baterista Luis Carlos, ele formou a Black Rio, banda que misturou brilhantemente grooves do samba e do funk com a musicalidade do jazz, gafieira, e criou uma obra dançante. Dessa primeira formação, foram lançados, o já citado Maria Fumaça, e os excelentes Gafieira Universal (de 1978) e Saci Pererê (de 1980). A trupe ainda participou de discos de Luis Melodia e Caetano Veloso e seguiram fazendo shows pelos anos 80 até a morte repentina de Oberdan, em 1984, por causa de um acidente de carro.

Após um intervalo de quinze anos, a banda voltou pelas mãos do filho de Oberdan, Willian Magalhães, pianista, tecladista, arranjador e produtor que já trabalhou com gente como Gil, Caetano, Gal Costa e Ed Motta, entre outros, e que após um trabalho de imensa pesquisa, que incluiu conversas com músicos da primeira formação, decidiu remontar a Black Rio, junto de novos músicos. É dessa nova fase o álbum Movimento, lançado em 2001 pelo selo Regata, e que no ano seguinte levou a formação a ganhar o Prêmio Caras (antigo Prêmio Sharp) como Melhor Banda Pop-Rock, o que de alguma forma ajudou na divulgação do trabalho. "Sempre ajuda. Agora, o que mais ajuda mesmo é a realização da música", comenta Willian. Em 2002, foi lançado na Inglaterra Rebirth, regravação de Movimento com nova mixagem, e uma música a mais. O lançamento ganhou elogios da crítica gringa. "A repercussão foi excelente no mundo inteiro. Houve aceitação de críticos internacionais e no Brasil também. A crítica foi surpreendente", se orgulha.[fonte]

Baixe aqui:- download Banda Black Rio - Rebirth (2002)

Faixas:
1. Tomorrow (Ray Mang’s album mix)
2. Magia (Faze Action album mix)
3. Sexta Feira Carioca
4. Misterio (Toni Economides Mix)
5. 5Samba Blum
6. Aquarius
7. Carossel
8. Nova Guanabara
9. Tabuleiro da cor
10. Candeia
11. Miss Cheryl (Gavs sunday night re-edit)

Nenhum comentário: